(Paciente deitado no divã fala sobre a sua mania por loiras.)
Para ele, elas são especiais. Para mim, ele não é especial. Os homens preferem as loiras. É biopsicossocial.
Explicação biológica ou "a culpa é da genética..."
O Homem (como qualquer ser vivo) tem como objetivo primordial da sua existência a sobrevivência da espécie. E o homem (também como qualquer ser vivo) tem como objetivo primordial a sobrevivência da sua herança genética. Para conseguir esses objetivos é importante a sua reprodução (e em muita quantidade), pois quantos mais filhos, mais hipóteses tem a sobrevivência da espécie e da herança genética.
Ora, as mulheres de cabelo claro aparentam mais tarde os sinais de envelhecimento, ou seja a elas se encontra associada a juventude e a fertilidade.
Explicação psicológica ou "a culpa é da cognição..."
A revista científica Evolution and Human Behaviour publicou (já faz algumas décadas) um estudo do antropólogo Peter Frost sobre as civilizações humanas da Era Glaciar. Segundo o autor, nestas civilizações, as mulheres de cabelo claro eram as preferidas pois: 1. razão da herança genética (ver explicação biológica); 2. eram edeusadas, pois o sol (bem escasso) era refletido nos seus cabelos; 3. eram tidas como mais jovens e férteis.
Explicação social ou "a culpa é da norma..."
Nesta área os exemplos são enúmeros: desde as bárbaras dos tempos romanos, a Beatriz de Dante ou a mulher petrarquista até à Marylin Monroe ("Os homens preferem as loiras") e à Barbie, sempre a sociedade viu no cabelo claro um atributo feminino.
Explicação do Dr. Complexo ou "Ele há loiras engraçadas..."
Exemplo 1: A Imortal
Exemplo 2: A Internacional
Exemplo 3: A da blogosfera
4 comentários:
os homens nórdicos preferem as morenas.
Cara Clara,
acho que vou ter de o questionar a algum dos pacientes que por cá passam.
Gosto especialmente da Blogosfera ;)
Margas,
e eu escolhi uma boa foto.
Enviar um comentário